Flow - Linhares Coach - Coaching Esportivo

Flow – Linhares Coach – Coaching Esportivo

FLOW

FLOW: Opsicólogo Mihaly Csikszentmihalyi fez mais do que qualquer outra pessoa para estudar esse estado de atenção sem esforço. As pessoas que experimentam o FLOW descreven-no como “um estado de concentração sem esforço tão profundo que elas perdem a noção do tempo, de si mesmas, de seus problemas”, ou seja, fluir. Suas descrições de alegria desse estado são tão persuasivas que Csikszentmihalyi o chamou de uma “experiência ótima”.

Muitas atividades podem induzir  essa sensação de, desde pintar até participar de uma corrida de motocicletas. O FLOW separa distintamente duas formas de pensar sem esforço:
• Concentração na tarefa;
• Controle deliberado da atenção.

Correr de moto a 250km/h e disputar uma partida de xadrez são sem dúvida ações muito trabalhosas. Em um estado de fluxo, porém, manter a atenção concentrada nessas atividades absorventes não exige nenhum empenho do autocontrole, desse modo liberando os recursos para serem dirigidos à tarefa que se apresenta.

Benefícios do flow:

De acordo com algumas pesquisa, o flow contribui para:

-Aumenta o repertório emocional, cognitivo e social da pessoa. Com isso, crescemos em complexidade, florescemos mais e nossas conquistas aumentam.

-Eleva o bem-estar e o desempenho dos colaboradores–  tem uma sólida e bem documentada relação com o aumento da performance.

-Aumenta a motivação, o senso de engajamento e a percepção do crescimento pessoal.

-Desenvolve um “roadmap” para atingir a excelência no coaching, segundo sugerem estudos.

Conscientes destas vantagens, cada vez mais empresas e times integram os princípios de fluir em sua cultura corporativa, já que, na atualidade, a inovação e a criatividade são essenciais para alcançar o sucesso.

Refletir sobre:

O que está te entediando?
O que você gosta de fazer, a ponto de perder noção do tempo?
O que está esperando pra entrar em FLOW?

Fonte:

Kahneman, Daniel. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. – 1 edição – Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.p.54.

 

SAIBA MAIS:

http://www.linharescoach.com.br/blog/

www.instagram.com/linharescoach/

www.facebook.com/LinharesCoachEsportivo/

 

Posts recomendados

Deixe um comentário