Decepção - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Decepção – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Decepção: o doutor Abraham Zaleznik, da Universidade de Harvard, é uma das poucas pessoas que já fez uma extensa pesquisa a respeito da DECEPÇÃO. Ao estudar a maneira como diferentes pessoas respondem à decepção, ele descobriu que se poderia prever a magnitude ou a insignificância do sucesso de uma pessoa, observando apenas o modo como ela reagiria às frustrações e aos contratempos ao tentar alcançar seus objetivos.

O doutor Zaleznik descobriu que a grande maioria das pessoas não se prepara mentalmente para a chegada dos inevitáveis desapontamentos inerentes à vida, e, quando eles se apresentam, elas tendem a ser tomadas de surpresa e a sentir-se emocionalmente sobrecarregadas.

Elas, então, generalizam essas decepções e se permitem imaginar que, pelo fato de não terem obtido sucesso, elas não são muito boas no que fazem.

Elas tendem a interpretar essas decepções como indicativo de sua falta de capacidade e/ou competência. Como resultado, ficam facilmente desapontadas consigo mesmas e perdem a coragem e a confiança de que necessitam para avançar. Muitas vezes elas se tornam deprimidas e, na maioria dos casos, gradualmente desistem.

Elas param de estabelecer metas e de trabalhar em seu próprio desenvolvimento, tornando-se mais preocupadas em proteger-se e a evitar eventuais perdas em vez de se arriscar em busca de potenciais ganhos.

Decepção? RESPONDENDO BEM ÀS DECEPÇÕES

Respondendo bem às decepções - Coaching para Atletas - Linhares Coach

Respondendo bem às decepções – Coaching para Atletas – Linhares Coach

Os indivíduos que alcançaram as mais altas pontuações no estudo de Zaleznik responderam à decepção de maneira muito diferente dos que obtiveram fraco desempenho. Os primeiros se preparam mentalmente, e com antecedência, para enfrentar futuras decepções, para que, quando elas ocorressem, eles já dispusessem de algumas ideias de como reagiriam e dos possíveis caminhos que poderiam tomar a partir dali.

Eles consideram os retrocessos como ocorrências específicas dentro de determinadas situações, não como indicativos de falta generalizada de capacidade ou falha de caráter. Mais que tudo, os indivíduos “top” desenvolveram várias ferramentas mentais que eram imediatamente colocadas em uso diante de situações adversas.

Fonte:

Tracy, Brian. O ciclo do sucesso: como descobrir suas reais metas de vida e chegar onde você quer. São Paulo: Editora Gente, 2013.p.145 e 146.

Saiba mais:

linharescoach

linharescoachesportivo

thiago-linhares-coach

 

Posts recomendados

Deixe um comentário