Estabelecimento de Metas - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Estabelecimento de Metas – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Outra estratégia psicológica frequentemente utilizada em Psicologia do Esporte e Coaching Esportivo é o de estabelecimento de metas.

Entretanto, esta deve ser realizada com cautela e acompanhamento, a fim de contribuir positivamente o desenvolvimento de habilidades psicológicas do praticante, ao invés de prejudicá-lo.

Martin (2001) destaca a importância do registro e acompanhamento sistemático no uso de estratégias psicológicas em treinamentos, inclusive para estabelecimento de metas. Para utilizar-se desta estratégia é fundamental que as metas estabelecidas sejam objetivas.

Weinberg e Gould (2017) afirmam que metas objetivas atendem a um padrão específico de competência desejado, preferencialmente com um prazo pré-estabelecido para o seu alcance. Neste raciocínio, as metas devem ser:
a) claramente descritas;
b) variáveis em curto, médio e longo prazo, e
c) classificadas entre os diferentes tipos:

  • METAS DE DESEMPENHO: que se focalizam em atingir padrões objetivos de desempenhos, sendo o próprio atleta seu parâmetro de comparação.
  • METAS DE PROCESSO: relacionadas às ações praticadas durante o desempenho ou a execução da tarefa, buscando uma boa qualidade na realização das atividades.
  • METAS DE RESULTADO: associadas aos resultados competitivos, que dependem não somente do próprio atleta, mas de todo o contexto competitivo.

Fonte:

MARTIN, Garry. Consultoria em Psicologia do Esporte: orientações práticas em análise do comportamento (7ed). Campinas, SP: Instituto de análise do comportamento. 2001.

 

Posts recomendados

Deixe um comentário