Flow - Treinamento Mental - Linhares Coach

Flow – Treinamento Mental – Linhares Coach

FLOW – Ravizza (2006) afirma que para se chegar a alta performance no esporte é oscilar entre ajustamento e compensação. Um atleta não está em estado de “flow” na maior parte do jogo, atletas costumam estar em estado de “flow” de 10 a 20% do tempo. Lou Pinella, um veterano gerente de baseball profissional disse: “um jogador deve aprender a estar confortável em relação a estar desconfortável”.

Porém, isso é somente depois deles terem praticado lidar com adversidades na sua prática, e reconhecerem que eles têm para onde irem quando o assunto é habilidades mentais, para voltarem à ficar focados. Mas para compensar e ajustar, os atletas devem estar conscientes de que não estão no estado que devem estar.

Quando o atleta vai desenvolvendo essa habilidade de lidar com a adversidade, começa a perceber que não precisa estar se sentido ótimo para ter uma alta performance.

Os atletas devem aceitar a responsabilidade por sua performance, fora do campeonato, responsabilidade individual é um aspecto ainda maior, visto que os atletas devem pôr mais horas de treinamento isolado e rigoroso, refinarem habilidade essenciais, fazer correções e fazer a habilidade ser natural através de muitas repetições.

Atletas devem reconhecer seus pontos fortes e fracos, para poderem maximizar o que há de bom e corrigir as suas fraquezas. Estabelecer metas pode facilitar uma performance mais alta.

Primeiramente os atletas querem que se fale quais deveriam ser suas metas, mas é essencial que eles façam a maior contribuição em estabelecer essas metas individuais.

Isso requer que o atleta reflita e avalie as performances passadas, e que estabeleça metas detalhadas como “serei mais consistente em arremessos de falta, arremessando 50 vezes ao dia com o objetivo de acertar 60% até o final de duas semanas e 65% até o final de um mês”. Algo que é diferente de estabelecer uma meta consequente e simples de “quero melhorar meu arremesso na linha de falta.”

Essas metas devem ter variadas durações como: à curto prazo, médio-prazo, longo-prazo (RAVIZZA, 2006; WILLIAMS, 2006).

Um bom método para um atleta desenvolver a consciência, é pedir que ele escreva um “scouting report” sobre ele mesmo, bem como, pedir que eles escrevam o que eles gostariam que o adversário dissesse sobre eles, para assim prenderem a consciência do que devem focar sua atenção.

Outra maneira prática de lembrar os atletas de terem um objetivo é o de estabelecer um hábito, estabelecendo metas diárias para seus treinos e posteriormente avaliar sua performance naquele dia.

Assim, a cada dia estará mais perto de concretizar seu objetivo, é necessário também, aprender com cada fracasso pode ser um passo a mais para atingir tal objetivo se é aprendido, pois erros são valiosos “feedbacks” a respeito do que pode ser feito e melhorado (WEINBERG e GOULD, 2017; RAVIZZA, 2006).

Fonte:
RAVIZZA, K. Increasing awareness for sport performance. In. Applied Sport Psychology: personal growth to peak performance. 5ed; New York: Mc Graw Hill Companies, p. 228-239, 2006.
WEINBERG, R.S., & GOULD, D. Foundations of sport y exercise psychology. 5th edition. Champaing, IL: Human Kinetics, 2017.
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