Pressão por resultado - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Pressão por resultado – Coaching Esportivo – Linhares Coach

A indústria do esporte cresceu, aumentando também a pressão e a cobrança no atleta por resultados. Muitas vezes, o atleta é visto como uma máquina de desempenho, a qual precisa constantemente render, não podendo apresentar falhas, principalmente, em momentos decisivos.

A falha é geralmente associada à falta de controle emocional, onde o atleta apresenta dificuldade em lidar com situações que exigem ainda mais de suas habilidades psicológicas.

Quando o atleta não consegue lidar com estas situações, experimenta sentimentos de frustração, raiva, tristeza e agressividade, refletindo fragilidade emocional (LAVOURA; ZANETTI; MACHADO, 2008).

Para atingir o alto rendimento e destacar-se dentro do esporte, o atleta precisa apresentar, além das habilidades técnicas, habilidades para lidar com fatores externos, tais como, a influência dos pais, treinadores, políticas institucionais, torcida e patrocinadores, que podem potencializar ou prejudicar a sua continuidade na prática esportiva.

Entretanto, elevados níveis de exigências físicas e psicológicas durante a prática esportiva, seja durante o treinamento ou competição, podem acarretar em prejuízos à saúde do atleta, refletindo no adoecimento ou até na retirada deste do esporte.

Durante a carreira esportiva, o atleta perpassa diversas fases até atingir o alto nível. Nestas fases, é comum o atleta encontrar obstáculos sociais, físicos e psicológicos que irão, naturalmente, selecionar aqueles mais aptos para atingir altos níveis dentro do esporte.

Para gerenciar estes desafios e dificuldade ao longo da carreira, é importante o atleta ter o apoio, direta ou indiretamente, da família, dos treinadores e de toda a equipe que o acompanha.

Além disso, é importante o atleta ter suporte com relação à infraestrutura de treinamento, alimentação, moradia e até mesmo o emprego em outra área, já que isto reflete a realidade de muitos atletas profissionais, que precisam buscar outras fontes de renda para sustentar sua prática esportiva (LAVOURA; ZANETTI; MACHADO, 2008).

Fonte | Pressão por resultado:

LAVOURA, Tiago Nicola; ZANETTI, Marcelo Callegari; MACHADO, Afonso Antonio. Os estados emocionais e a importância do treinamento psicológico no esporte. Motriz, Rio Claro, v.14, n2, 2008.

Posts recomendados

Deixe um comentário