7 dicas para você mudar. O escritor Stephen R. Covey (2015) defende que devemos mudar o nosso interior para que possamos alcançar a realização pessoal. Ele lista sete hábitos das pessoas altamente eficazes:
1. Ser proativo: ter iniciativa para fazer as coisas acontecerem; tomar responsabilidade pela própria vida e arcar coma as consequências.
2. Ter um objetivo em mente: começar o dia com a imagem mental de como você quer que a sua vida seja, projetando o ponto de chegada.
3. Começar com o mais importante: é fundamental estabelecer prioridades. Um gerenciamento eficaz se baseia em fazer o que for mais relevante primeiro, a cada dia e a cada momento. Para isso, é preciso disciplina.
4. Saber negociar: o ganha-ganha é uma filosofia de interação humana que busca continuamente o benefício mútuo em todas as situações. Isso significa que todos devem conseguir resultados satisfatórios em qualquer contato e relação. Ainda que o mercado corporativo seja bastante competitivo, essa abordagem prevê que existem recursos suficientes para todos, de modo que o sucesso de um não precisa significar o fracasso de outro. Assim, as pessoas altamente eficazes sempre buscam um terreno comum com o interlocutor, partindo de princípios pessoais como bússola. No longo prazo, todos perdem se um não ganha.
5. Saber ouvir: usar a empatia, saber ouvir para interagir de forma eficaz com outras pessoas. A comunicação é uma das habilidades mais importantes na vida, mas muitas vezes as pessoas falham quando o assunto é escutar. Compreender para ser compreendido.
6. Criar sinergia: é importante partir da percepção de que o todo é maior doque a soma das partes, exaltando o poder das relações interpessoais e da cooperação. A sinergia valoriza as diferenças e promove interações mais confiáveis e amorosas, a partir da união de forças.
7. Recalibrar é preciso e necessário: esse hábito viabiliza todos os outros. Ele envolve exercer as dimensões física, mental, social/emocional e espiritual de forma constante, regular, equilibrada e sensata. Para ser uma pessoa altamente eficaz, é preciso cuidar do próprio corpo (com boa alimentação e descanso apropriado, por exemplo); praticar a espiritualidade (de acordo com crenças pessoais, não necessariamente religiosas); exercitar a mente (consumir bons conteúdos e explorar novos conhecimentos); e se dedicar às relações interpessoais (exercitar boas convivências cotidianas).
Vale a pena considerar algumas das seguintes reflexões pessoais:
• O que gosto e não gosto em mim?
• O que está por trás de meus sentimentos?
• Quais são meus pontos fortes?
• Quais pontos eu ainda preciso desenvolver?
• Com relação aos pontos que preciso desenvolver, quais ações são necessárias?
Considerando as várias dimensões da vida (física, mental, social/emocional e espiritual), quais metas posso estabelecer, de curto (1 a 2 anos), de médio (de 3 a 5 anos) e de longo prazo (acima de 5 anos), para que eu consiga me desenvolver de maneira constante e equilibrada?
Esse é um simples exercício, porém desafiador, que serve como um início
para o self coach.
Referência:
COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. São Paulo: Best Seller, 2015.