A regra dos 10 anos - Coaching Esportivo em Sao Paulo - Linhares Coach

A regra dos 10 anos – Coaching Esportivo em Sao Paulo – Linhares Coach

“A REGRA DOS DEZ ANOS” | Em um famoso estudo sobre jogadores de xadrez, o ganhador do Prêmio Nobel Herbert Simon e William Chase (coautor, com Ericsson, no estudo sobre memória) propuseram “a regra dos dez anos”, com base em sua observação de que ninguém parecia chegar aos níveis máximos dos jogadores de xadrez sem uma década, mais ou menos, de estudo intensivo — sendo que alguns precisavam de muito mais tempo.

Nem Bobby Fischer era uma exceção; quando se tornou grão-mestre, aos 16 anos, já estudava xadrez intensivamente havia nove.

Pesquisas subsequentes em uma ampla gama de assuntos confirmavam a regra dos dez anos em todos os níveis examinados pelos pesquisadores.

Em matemática, ciência, composição musical, natação, diagnósticos de raios X, tênis e literatura, ninguém, nem o mais “talentoso”, com melhor desempenho, tornou-se notável sem pelo menos dez anos de muita preparação.

Se talento significa ter sucesso fácil ou rápido, como a maior parte das pessoas parece acreditar, então alguma coisa está evidentemente errada com a explicação do desempenho notável com base no talento.

Fonte:

Desafiando o talento: mitos e verdades / Geoff Colvin ; tradução Helena ndres.-São Paulo: Globo, 2009.pag 84

Posts recomendados

Deixe um comentário