O Treinamaento psicológio - THP - Linhares Coach

O Treinamaento psicológio – THP – Linhares Coach

O Treinamento Psicológico – Para Weinberg e Gould (2001), o treinamento das habilidades psicológicas é, freqüentemente, negligenciado pela maioria das equipes e atletas, devido à falta de conhecimento, à percepção de falta de tempo ou à crença de que habilidades psicológicas são inatas e não podem ser ensinadas, o que, a nosso ver, configura-se como um gravíssimo erro, já que as questões psicológicas estão presentes em todas as sessões de treinamento e competições, faltando apenas um adequado direcionamento das ações para que elas sejam efetivamente resolvidas.
Por outro lado, ao considerarmos a preparação psicológica, devemos estar cientes de que ela deverá estar intimamente ligada aos aspectos estruturais da equipe e da competição esportiva que se deseja participar, já que é, fundamental, estabelecer os objetivos a curto prazo da equipe, sendo os mesmos, realizáveis e concretos, além de, estabelecer uma direção para os esforços e reavaliá-los freqüentemente.

Tal consideração é fundamental, já que, muitas vezes, as equipes acabam estabelecendo objetivos não condizentes com sua estrutura, o que pode levar a frustrações e a resultados pífios (JUDO QUEBÉC, 2007).

Seguindo esta mesma vertente, para Martínez, Bonet e Encinas (1998), a maioria dos programas dirigidos para melhorar o rendimento esportivo deve utilizar um conjunto de técnicas para desenvolver as habilidades psicológicas dos atletas: relaxamento, programação de objetivos a curto e longo prazo, imaginação, controle da atenção, auto-instrução e outras técnicas cognitivas.

Tal constatação deve-se ao fato de que os atletas de alto nível têm um forte compromisso com o esporte que praticam, seus treinamentos são melhores qualitativamente, os objetivos são claros, há emprego de técnicas de imaginação e planificação pré-competitiva e competitiva, há controle das distrações, há reconhecimento das situações de pressão e aceitação das mesmas como algo normal, e adequada avaliação da competição, diferenciando uma boa e má atuação.

Todas as questões pertinentes ao treinamento psicológico abordadas anteriormente são fundamentais para que possamos discutir sobre as questões relativas aos estados emocionais presentes na prática esportiva, neste caso, voltada para um atleta de alto rendimento, bem como, a importância do treinamento psicológico para a otimização da performance destes indivíduos.

Fonte:

JUDO QUEBÉC. La psychologie sportive. Emotion, 2007, p. 1-7. Disponível em: http://www.judoquebec.qc.ca/IMG/pdf/13_Psychologie_sportive.pdf
Acesso em: 5 abr. 2008.

MARTÍNEZ, J. G.; BONET, A. C.; ENCINAS, F. L. Programa psicológico para mejorar los resultados de jugadores de balonmano. Psicothema, Oviedo, v.10, n.2, p.271-80, 1998. Disponível em: http://www.psicothema.com/pdf/164.pdf
Acesso em: 31 jan. 2008.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Posts recentes

Deixe um comentário