17362922_267308193714417_7002732944232381585_n

Você tem falta de confiança? Anda desanimado, cabisbaixo, moralmente abatido ou desanimado? Triste? Envergonhado? Derrotado?

Todos sabemos que a boca fala do que o coração está cheio. Porém, a postura diz quem realmente somos!

O que sua postura diz sobre você? O que as pessoas percebem sobre o seu gesto corporal?

 

Em um experimento, a cientista Amy Cuddy demonstra  que ficar por apenas 2 minutos na posição de poder comumente usada pela Mulher Maravilha ou do Super Homem – ombros abertos, cabeça apontando para o horizonte, mãos fechadas na cintura e pernas entreabertas – eleva o nível de testosterona em 20%.

E, que com a testosterona aumentada, a sensação de controle e domínio aumentam imediatamente. Como consequência pelo poder percebido, o nível de cortisol ou hormônio do estresse cai em aproximadamente 15%. Parece mágico poder alterar nossa percepção sobre o mundo e sair de um estado sem poder, domínio e controle para um estado de poder e controle em questão de segundos, com uma simples postura. Contudo, fazendo a postura inversa, olhando para baixo, cerrando os olhos, encurvando os ombros e cruzando os braços, tornando-se pequeno em sua postura, temo imediatamente a alteração química. No entanto, desta vez, as moléculas de emoção vão deixar o indivíduo triste, desmotivado, inseguro e impotente. E tudo isso por causa da comunicação não verbal.

 

É libertador, esperançoso e curativo poder escolher o que se deseja comunicar e pela repetição sistemática dessa comunicação se tornar emocionalmente igual à comunicação praticada.

O que você está esperando para começar a ter uma postura de campeão, uma postura de alguém confiante, de um super-herói de verdade? Policie sua postura, pois ela diz exatamente quem você é!

 

Fonte:

VIEIRA, Paulo. O poder da ação: faça sua vida sair do papel – São Paulo: Editora Gente, 2015.p. 193.

 

 

Posts recomendados

Deixe um comentário