17634718_271605319951371_8843368473401516044_n

Você quer realizar coisas extraordinárias? Quer deixar um legado? Essa história do super-homem foi real, e mudou a ciência, de verdade.

Às veze as pessoas de mindset de crescimento se esforçam tanto que realizam o impossível. Em 1995, o ator Christopher Reeve (Super-Homem) caiu do cavalo, na vida real. Quebrou o pescoço, a medula espinhal e se separou do cérebro e ele ficou completamente paralisado do pescoço para baixo. A ciência disse: Sinto muito. Adapte-se a isso.

Reeve, entretanto, iniciou um extenuante programa de exercícios que exigia que a movimentação de todas as partes de seu corpo paralítico por meio de estímulos elétricos. Por que não poderia a aprender a se mover novamente? Por que seu cérebro não podia voltar a transmitir ordens a que seu corpo obedeceria? Os médicos advertiram-no de que não havia jeito e que o resultado seria a decepção. Já tinham visto outras pessoas na mesma situação, enão era bom sinal para sua adaptação. Mas, na verdade, o que mais ele poderia fazer com o tempo que tinha diante de si? Haveria um projeto melhor?

5 anos mais tarde, Reeve começou a recuperar os movimentos. Primeiro aconteceu com as mãos, depois os braços, em seguida as pernas e finalmente o tórax. Estava muito longe da cura, mas os exames cranianos mostraram que seu cérebro novamente mandava sinal para o corpo e que o corpo reagia. Ele não apenas ampliou sua capacidade, mas mudou completamente a maneira pela qual a ciência vê o sistema nervoso e seu potencial de recuperação. Ao fazer isso, abriu um novo panorama para a pesquisa e uma nova via de esperança para as pessoas portadoras de lesões na medula espinhal.

Ou você encontra um caminho, ou você abre um caminho!

Fonte:
Dweck, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso; tradução S. Duarte. – 1¤ ed. – São Paulo: Objetiva, 2017.p. 30.

 

Posts recomendados

Deixe um comentário