Ciência comprova a prátia de Mindfulness - Linhares Coaching Esportivo

Ciência comprova a prátia de Mindfulness – Linhares Coaching Esportivo

Ciência comprova a prátia de Mindfulness – Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. A ciência tem demonstrado que, quando um indivíduo está num estado depressivo ou ansioso, há uma alta atividade no córtex pré-frontal direito. Ao contrário disso, há uma ativação maior no córtex pré-frontal esquerdo quando um indivíduo está feliz e eufórico.

A proporção de ativação da esquerda para a direita mostra o ponto de equilíbrio de felicidade ao longo das atividades diárias de um indivíduo comum. Mas, o que acontece se esse sujeito praticar atenção plena?

Uma pesquisa realizada por Davidson, Kabat-Zinn e colaboradores mostrou que 8 semanas de práticas diárias de mindfulness de 1 hora de duração levam a um aumento significativo na ativação do lado esquerdo do cérebro e esse aumento é mantido mesmo após 4 meses do término do treinamento (Davidson et al., 2003).

Esse estudo comprovou que a prática de mindfulness, ainda que curta, já é capaz de aumentar nossa felicidade e isso é possível observar desde uma mudança física no cérebro (Davidson et al., 2003).

Além disso, a prática de mindfulness pode ajudar o indivíduo a expressar suas forças de caráter de forma mais equilibrada.

Isso não é nenhuma novidade da união das duas ciências, já que, no budismo, do qual provém originalmente a prática de mindfulness, seu cultivo não estaria apenas relacionado com o alívio do sofrimento, mas também com o cultivo de características como a compaixão, a bondade amorosa, a sabedoria e o bem-estar.

Fonte:

DAVIDSON, R. J. et al. Alterations in brain and immune function produced by mindfulness meditation. Psychosomatic Medicine, v. 65, n. 4, p. 564-570, jul./ago. 2003.

Posts recentes

Deixe um comentário