A liderança positiva - Psicologia do Esporte - Linhares Coach

A liderança positiva – Psicologia do Esporte – Linhares Coach

A LIDERANÇA POSITIVA – Diante de todo cenário desenvolvido pela psicologia positiva dentro das organizações, a fim de que as estratégias e conceitos propostos pudessem ser idoneamente colocados em prática, viu-se a necessidade de formar uma liderança também baseada nesses princípios.
Aquela velha fórmula “eu mando e você obedece” já não cabe mais no cenário atual, por isso a liderança positiva assumiu papel de destaque, trajada por uma forma agradável de liderança, que promove um clima focado no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores, além de cultivar relações positivas.
Dessa forma, “nasce” a liderança positiva, caracterizada por uma nova forma de desenvolvimento do capital psicológico positivo, abrindo espaço para uma cultura de valorização das virtudes humanas como principal recurso do sucesso organizacional.
O conceito de liderança positiva tem tudo a ver com o conceito de capital psicológico positivo (Psycap, em inglês). Como vimos, o capital psicológico positivo é uma forma de desenvolver quatro capacidades positivas, resumidas (também) pelo acrônimo HERO (que significa herói, em inglês):
• Hope (esperança);
• Efficacy / self-efficacy (eficácia / autoeficácia);
• Resilience (resiliência);
• Optmism (otimismo);

Esses pontos não foram escolhidos de forma aleatória. Como vimos, Luthans e seus colaboradores (2002) valorizavam muito o construto científico das bases teóricas e das perspectivas de ação que desenvolveram.

Dessa forma, várias virtudes foram estudadas, analisadas e testadas empiricamente para chegar à conclusão de que esses quatro pontos a serem desenvolvidos dentro das empresas ajudá-las-iam a alcançar o sucesso.
De acordo com o conceito de liderança positiva, podemos entender esses quatro pontos da seguinte forma, conforme propõe Luthans et al. (2002):
1. Ter confiança, sentir-se capaz (autoeficácia) para assumir desafios e desprender o esforço necessário para alcançar sucesso em tarefas desafiadoras;
2. Ter uma perspectiva atribuída em relação ao sucesso, tanto no presente quanto no futuro (otimismo);
3. Ter persistência ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos e estratégias para obter sucesso (esperança);
4. Ao ser afligido por adversidades, manter-se firme e retornar ao estado original – ou ir além dele (resiliência);

Fonte:

LUTHANS, F. Positive Organizational Behavior: Developing and Managing Psychological Stregths. Academy of Management Executive, v. 16, p. 57-72, 2002.
LUTHANS, F. et al. Positive Psychological Capital: Measurement and Relationship with Performance and Satisfaction. Personnel Psychology, v. 60, p. 541–572 Lincoln, University of Nebraska, 2007.

Posts recomendados

Deixe um comentário