Espirito esportivo - Psicologia do Esporte - Linhares Coach

Espírito esportivo – Psicologia do Esporte – Linhares Coach

Espíirito esportivo – A psicóloga do esporte canadense Roberta Vallerand e colaboradores (Vallerand, Briere, Blanchard e Provencher, 1997, Vallerand, Deshaies, Cuerrier, Briere e Pelletier, 1996) fizeram um estudo extensivo para entender como os próprios atletas definem o termo.

Os pesquisadores elaboraram um questionário de comportamento no esporte, administrando-o a 1.056 atletas franco-canadenses entre as idades de 10 e 18 anos que representavam sete esportes diferentes. A análise fatorial (uma técnica estatística que agrupa padrões idênticos de respostas em dados) revelou que o espírito esportivo consiste nesses cinco fatores:

  1. Total compromisso com a participação (comparecer e trabalhar arduamente durante todos os treinos e jogos; reconhecer os próprios erros e tentar melhorar).
  2. Respeito e preocupação com regras e árbitros (mesmo quando o árbitro pareça incompetente).
  3. Respeito e preocupação com convenções sociais (apertar as mãos após a competição, reconhecer o
    bom desempenho de seu adversário, ser um bom perdedor).
  4. Respeito e preocupação pelo adversário (emprestar seu equipamento ao adversário, concordar em jogar mesmo se o adversário estiver atrasado e recusar-se em tirar vantagem de adversários lesionados).
  5. Evitar atitudes desfavoráveis em relação a participação (evitar uma abordagem de vencer a qualquer preço, não demonstrar irritação após um erro, não competir apenas por troféus e prêmios individuais).

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel, Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED. 2017. pág 529.

Posts recomendados

Deixe um comentário