Meta de Atleta - Coaching ESportivo - Linhares Coach

Meta de Atleta – Coaching ESportivo – Linhares Coach

Meta para Atleta – As metas podem ser utilizadas em diversos contextos: treinamentos, competições, práticas de exercícios, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Mas, de acordo com os autores mencionados, para serem efetivas, devem ser cuidadosamente traçadas considerando os seguintes aspectos:

1) Devem ser objetivas, claramente descritas e especificadas, para facilitar as instruções e os critérios para seu alcance.

2) Devem ser moderadamente difíceis (desafiadoras) e, ao mesmo tempo, realistas, a fim de manter o indivíduo motivado no processo.

3) Perspectivar curto, médio e longo prazo, variando entre estes a fim de possibilitar ganhos breves e, também, ganhos maiores que tendem a demandar mais tempo de trabalho.

4) Variar entre metas de desempenho, processo e resultado, tornando o processo mais dinâmico e controlável.

5) Abranger treinos e competições, de acordo com os diferentes objetivos de desenvolvimento e desempenho.

6) Ser registradas, mesmo que esta ação demande tempo, pois facilita no comprometimento, avaliação e acompanhamento do processo para o alcance das metas.

7) Serem pensadas com as estratégias necessárias para alcança-las, estabelecendo com o praticante o que deseja alcançar e como deseja organizar-se nas próprias tarefas (também chamadas de submetas) para conquistá-las.

8) Levar em consideração as características de personalidade e a motivação do atleta, considerando suas preferências e envolvendo-o no processo de estabelecimento, definição de estratégias e acompanhamento das metas.

9) Associar o estabelecimento de metas ao compromisso do praticante consigo mesmo e com um terceiro. O compromisso social tende a aumentar a motivação e o comprometimento com o programa de estabelecimento de metas.

10) Receber apoio, considerando que, em alguns momentos, o foco para o alcance das metas pode ser desafiador. Nestes casos, o incentivo e falas positivas da rede social de apoio podem ajudar.

11) Avaliar as metas com regularidade por meio de recebimento de feedbacks positivos e de orientação e de autoavaliação, a fim de mantê-las em níveis desafiadores e realistas.

Fonte:

MARTIN, Garry. Consultoria em Psicologia do Esporte: orientações práticas em análise do comportamento (7ed). Campinas, SP: Instituto de análise do comportamento. 2001.
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Tradução: Maria Cristina Gulart Monteiro, Regina Machado Garcez.
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