como-e-determinado-a-personalidade-do-atleta-psicologia-do-esporte-linhares-coach

Como é determinado a personalidade do atleta ?

Considerando os recentes avanços na pesquisa e na testagem genéticas, a questão sobre a personalidade ser determinada geneticamente (pela natureza) ou por meio do ambiente (pela criação) é altamente relevante aos profissionais do esporte e do exercício.

Embora esse assunto não tenha sido estudado na psicologia do esporte e do exercício, a pesquisa psicológica geral mostra que a personalidade tanto tem uma base genética (até 60%) como é influenciada pela aprendizagem.

As duas posições extremas relativas a natureza versus criação, então, são falsas. Genética e ambiente determinam nossa personalidade.

Além disso, algumas pesquisas sugerem que, embora possamos ser geneticamente predispostos a ter certas características, se e o quanto manifestamos essas características têm influência de nosso ambiente.

Na psicologia do esporte e do exercício, então, voltamos nossa atenção primária para as influências ambientais e de aprendizagem, porque independentemente do papel da genética na personalidade, os profissionais da ciência do esporte e do exercício podem influenciar o desenvolvimento da personalidade.

Formação Personalidade – Perfil Comportamental

Uma segunda questão crítica tratada na pesquisa da personalidade é a hipótese de certos indivíduos se sentirem atraídos por esportes específicos devido a suas características de personalidade (a hipótese da atração), ou a possibilidade de a personalidade do indivíduo mudar como resultado da participação em esportes ou atividades físicas (a hipótese da mudança).

Embora existam algumas evidências das duas possibilidades, nenhuma foi demonstrada de forma convincente, muito provavelmente porque ambas apresentam um elemento de verdade.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág. 45.

Posts recomendados

Deixe um comentário