Liderança Positiva - Psicologia do Esporte - Linhares Coach

Liderança Positiva – Psicologia do Esporte – Linhares Coach

LIDERANÇA POSITIVA – Diante de todo cenário desenvolvido pela psicologia positiva dentro das organizações/ clubes, a fim de que as estratégias e conceitos propostos pudessem ser idoneamente colocados em prática, vê-se a necessidade de formar uma liderança também baseada nesses princípios.
Aquela velha fórmula “eu mando e você obedece” já não cabe mais no cenário atual, por isso a liderança positiva assumiu papel de destaque, trajada por uma forma agradável de liderança, que promove um clima focado no bem-estar e no desenvolvimento dos atletas/ colaboradores, além de cultivar relações positivas.
Dessa forma, “nasce” a liderança positiva, caracterizada por uma nova forma de desenvolvimento do capital psicológico positivo, abrindo espaço para uma cultura de valorização das virtudes humanas como principal recurso do sucesso organizacional.
O conceito de liderança positiva tem tudo a ver com o conceito de capital psicológico positivo (Psycap, em inglês).

O capital psicológico positivo é uma forma de desenvolver quatro capacidades positivas, resumidas (também) pelo acrônimo HERO (que significa herói, em inglês):
• Hope (esperança);
• Efficacy / self-efficacy (eficácia / autoeficácia);
• Resilience (resiliência);
• Optmism (otimismo);

Esses pontos não foram escolhidos de forma aleatória. Luthans e seus colaboradores (2002) valorizavam muito o construto científico das bases teóricas e das perspectivas de ação que desenvolveram.

Dessa forma, várias virtudes foram estudadas, analisadas e testadas empiricamente para chegar à conclusão de que esses quatro pontos a serem desenvolvidos dentro das empresas/ clubes ajudá-las-iam a alcançar o sucesso.
De acordo com o conceito de liderança positiva, podemos entender esses quatro pontos da seguinte forma, conforme propõe Luthans et al. (2002):
1. Ter confiança, sentir-se capaz (autoeficácia) para assumir desafios e desprender o esforço necessário para alcançar sucesso em tarefas desafiadoras;
2. Ter uma perspectiva atribuída em relação ao sucesso, tanto no presente quanto no futuro (otimismo);
3. Ter persistência ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos e estratégias para obter sucesso (esperança);
4. Ao ser afligido por adversidades, manter-se firme e retornar ao estado original – ou ir além dele (resiliência);

1.1 Princípios da liderança positiva

Como já mencionado anteriormente, a liderança positiva tem algumas características essenciais, postuladas aqui como princípios, que serão delineados a seguir.

1.1.1 Gestão do clima

O clima organizacional precisa ser positivo, com foco no reconhecimento das virtudes individuais de cada atleta/ colaborador, na confiança e no desenvolvimento de cada um, o que faz com que os colaboradores se sintam muito mais motivados e, com isso, mais produtivos e engajados na missão da empresa, uma vez que reconhecem que há sentido no que estão fazendo e têm a percepção de que seus valores são semelhantes aos valores da empresa.

1.1.2 Relacionamentos positivos

Outro princípio básico é o de relações positivas, que vão garantir um clima organizacional positivo. O ponto-chave aqui é entender as diferenças como complementaridades, para que haja colaboração mútua e sucesso das tarefas e projetos.

1.1.3 Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é mais um alicerce desse tripé que forma os princípios básicos da liderança positiva. Deixar claro a cada atleta/ colaborador o que deve ser feito e o que a empresa/ clube espera dele é fundamental para que os objetivos venham a ser alcançados. Também há uma forma específica ao comunicar erros ou propor melhorias, o que nos faz pensar também em uma comunicação apreciativa, além de assertiva.

1.2 Princípios do líder positivo

Os princípios da liderança positiva formam um forte alicerce para estabelecermos os princípios do líder positivo, que se fundamenta em nortes básicos pelos quais a liderança deve ser construída. Vejamos quais são.

1.2.1 Liderança é comportamento, não posicionamento

Os líderes nascem, não se colocam grosseiramente. É claro que há princípios da liderança que podem ser desenvolvidos, mas a frase acima requer entender que, sem o desenvolvimento das virtudes da liderança positiva, não há liderança em tempos atuais. Os líderes são aquelas pessoas que capacitam outras a descobrir e a utilizar seu maior potencial. Os líderes são escolhidos pelas pessoas pelo seu comportamento, pelas suas atitudes, pelas suas ações – sua capacidade de formar e construir uma realidade melhor.

1.2.2 O exemplo é a melhor forma de influência

Todo líder quer extrair o melhor da sua equipe e, por isso, a orientação para a excelência é fundamental. Aqui, o exemplo vale muito mais do que as palavras, portanto o ideal é praticar o que se prega, especialmente em tempos difíceis, quando as chances de desistir são grandes, e quando então é hora de mostrar as virtudes cultivadas para esses momentos (resiliência, por exemplo). Para desenvolver outras pessoas, o líder já deve ter passado por uma trajetória semelhante.

1.2.3 Liderança é perseguir uma visão, e não dinheiro

Sem uma visão clara do “porquê”, as ações requeridas no dia a dia podem perder o sentido. É a visão que motiva as pessoas a darem o melhor de si e a ir além. Porém, a visão do líder é única, é exclusiva e pessoal – descobri-la faz parte do processo da formação do líder positivo, e é por meio dela que os colaboradores passam a reconhecer um indivíduo como líder.

1.2.4 Flexibilidade sempre se refere a comportamentos, nunca a valores

A dinâmica organizacional, de tempos em tempos, apresenta circunstâncias em que a flexibilidade é necessária, e o líder precisa estabelecer um estilo diferente de liderança ou de comunicação. No entanto, a flexibilidade, que se torna uma medida eficaz nesses casos, deve referir-se apenas aos estilos mencionados, portanto toda e qualquer decisão, não importa qual, deve estar baseada no seu sistema de valores. Desde que as ações do líder estejam orientadas pelos seus valores, implicando, portanto, suas virtudes e forças de caráter em ação, ele continuará sendo eleito como alguém de confiança inabalável, mantendo o respeito daqueles que estão ao seu redor e reforçando a motivação de seus liderados nesse mesmo caminho.

1.2.5 Admitir erros é bom

Se absolutamente tudo for feito sempre com perfeição, perderíamos a capacidade de analisar e melhorar, ou seja, de continuar em desenvolvimento. Os erros são a prova de que estamos fazendo alguma coisa, e isso implica ação. Um líder não se torna um líder ruim ao admitir seus erros; pelo contrário, mostra sabedoria suficiente para aprender com a experiência.

REFERÊNCIAS:

• LUTHANS, F. Positive Organizational Behavior: Developing and Managing Psychological Stregths. Academy of Management Executive, v. 16, p. 57-72, 2002.
(Thiago Linhares)
Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo.
Mateus 23:10-11

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