Quando os atletas mentalizam? Pesquisas revelaram (ver Hall, 2001, para uma revisão) que os atletas empregam mentalização:
• antes, durante e após o treino;
• fora do treino (em casa, na escola e no tra-balho);
• e antes, durante e depois de competições.
Alguns estudos indicaram que os atletas até mesmo a utilizam com mais frequência fora dos treinos.
Curiosamente, eles relatam usar mais mentalização antes das competições do que durante ou após as competições, enquanto o uso de mentalização é mais frequente durante os treinos que antes ou depois deles.
Após treinos e competições, a mentalização parece ser subutilizada. Isso é lamentável, porque imagens nítidas de desempenho devem estar frescas na mente dos atletas após o treino – o que facilitaria a eficácia da mentalização logo após um treinamento ou uma atuação.
Sugeriu-se que os atletas empreguem a mentalização quando lesionados. Entretanto, pesquisas revelaram que ela ainda é mais usada durante a competição e o treino do que durante a reabilitação. Quando a mentalização é usada para recuperação de lesões, o foco tende a recair na motivação para recuperar-se e em ensaios de exercícios de reabilitação.
Maior ênfase deveria ser dada na mentalização durante a recuperação de lesões, já que foram identificados diversos benefícios (inclusive cura mais rápida).
Fonte:
Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág276.