Use palavras sugestivas - Psicologia do Esporte - Linhares Coach

Use palavras sugestivas – Psicologia do Esporte – Linhares Coach

 

Use Palavras sugestivas, pois elas são usadas para ativar uma determinada resposta e são, na realidade, uma forma de diálogo interior.

✔Podem ser instrutivas:

“Continue”,
“Ombros pra trás”,
“Alongue”,
“Olhe a bola”,

✔Motivadoras ou emocionais:

“Força”,
“Vai”,
“Relaxe”,
“Fique firme”,
“Aguente”.

O segredo é ter palavra sugestiva simples e deixa-las ativar de forma automática a resposta desejada.

Por exemplo, ao realizar uma rotina de solo, uma ginasta pode usar a palavra sugestiva “avante” para ter certeza de avançar em determinado ponto durante a atuação.

Da mesma maneira, um velocista poderia dizer “Explode” para garantir uma boa largada. parecia importante usar essas palavras sugestivas no treino, para que se tornem familiares e bem aprendidas antes de serem usadas em competições.

Entretanto, uma pesquisa (Müller e Donohue, 2003) indica que fornecer aos corredores enunciados motivadores e voltados à técnica (escolhidas pelos corredores) em fones de ouvido imediatamente antes da competição (mesmo sem treino) funcionou para melhorar o desempenho na corrida.

Talvez o treino tivesse tornado esses enunciados mas funcionais ou talvez um mero fato de proporcionar aos corredores a escolha das declarações melhorasse sua motivação e prazer.

Ponto-chave:

palavras sugestivas devem ser instrutivas ou motivadoras para facilitar a concentração na tarefa em questão.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pág. 366.

 

Posts recomendados

Deixe um comentário