Definindo motivação - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Definindo motivação – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Definindo motivação – A motivação pode ser definida simplesmente como a direção e a intensidade de nossos esforços (Sage, 1977).

Psicólogos do esporte e do exercício podem considerar a motivação a partir de diversos pontos de vista especificos, incluindo a motivação para realização, motivação na forma de estresse competitivo (ver Capítulo 4) e motivações intrínseca e extrínseca.

Todas essas formas de motivação são elementos da definição mais geral de motivação. Consequentemente, entendemos as especificidades da motivação por meio desse contexto mais amplo e holístico, muito como um técnico de futebol americano entende jogos específicos a partir de um plano mais amplo ou de uma filosofia ofensiva ou defensiva.

Mas o que exatamente estes componentes de motivação – direção do esforço e intensidade do esforço-significam?

• A direção do esforço refere-se ao fato de um indivíduo buscar, aproximar-se ou ser atraído por certas situações. Por exemplo, um estudante de ensino médio pode ser motivado a entrar na equipe de tênis; um técnico, a frequentar uma clínica de treinamento; Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício uma executiva, a entrar em uma aula de aeróbica; ou um atleta lesionado, a procurar tratamento médico.

• A intensidade do esforço refere-se a quanto esforço uma pessoa coloca em determinada situação. Por exemplo, um aluno pode comparecer à aula de educação fisica (abordar uma situação), mas pode não se esforçar muito durante a aula. Por outro lado, um golfista pode querer tanto dar uma tacada certeira que se torna excessivamente motivado, fica tenso e se sai muito mal. Finalmente, uma levantadora de peso pode treinar quatro dias por semana como suas amigas e, contudo, diferir delas em termos do tremendo esforço ou da intensidade que coloca em cada treino.

DEFININDO MOTIVAÇÃO – PONTO-CHAVE

Motivação é a direção e a intensidade do esforço.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág. 47 e 49.

Posts recomendados

Deixe um comentário