Saiba usar o Estresse | Ao contrário do que se pode pensar, a reação de estresse corporal não foi projetada para nos matar. Na verdade, o objetivo evolucionário dessa reação era preparar o corpo e a mente para fazer frente às demandas com que nos deparamos.
Sob estresse, ocorre uma descarga de hormônios como adrenalina e dopamina, os quais irrigam o cérebro e o corpo com sangue e oxigênio, numa reação que impulsiona o indivíduo para um estado de mais energia, mais alerta e foco aguçado.
Embora a reação de estresse possa, às vezes, ser prejudicial, em muitos casos os hormônios induzem o crescimento e liberam substâncias químicas que reconstroem células, sintetizam proteínas e aumentam a imunidade, deixando o corpo ainda mais forte e saudável do que antes.
Pesquisadores chamam esse fenômeno de prosperidade fisiológica, e qualquer atleta conhece as suas recompensas.
O problema, portanto, não está na reação de estresse em si, mas no que fazemos com ela. Reformular sua reação ao estresse transformando-a em algo benéfico pode ser útil.
O pesquisador Jeremy Jamieson demonstrou que estudantes instados a repensar a ansiedade pré-exames como algo bom se saíram melhor nas provas.
Alison Wood Brooks, professora da Harvard Business School, mostrou que converter ansiedade em empolgação pode melhorar o desempenho em tarefas como negociar e fazer um discurso importante.
Fonte:
Força mental / [Graham Jones… [et al.]; 1. ed. – Rio de Janeiro: Sextante, 2022. Pág. 83