O artigo “Quando a psicologia entra em campo: uma revisão integrativa da literatura” dos autores A. C. S. Cunha, I. D. Moreira e G. Faria tem como objetivo destacar a importância da psicologia do esporte no desempenho esportivo e na saúde mental dos atletas.
Através da revisão da literatura existente, os autores concluem que a intervenção psicológica é fundamental para melhorar a autoconfiança, motivação, habilidades mentais, tomada de decisão e gerenciamento de emoções dos atletas.
Também é destacada a importância do treinador promover um ambiente de apoio e confiança para os atletas, da avaliação da personalidade do atleta para determinar quais habilidades psicológicas precisam ser desenvolvidas, da necessidade de intervenções psicológicas para ajudar os atletas a lidar com o estresse e a ansiedade nos esportes e da importância do suporte social na vida dos atletas.
Dessa forma, é possível argumentar sobre a importância de psicologia no meio esportivo, uma vez que a mesma é capaz de auxiliar os atletas no aumento de seu rendimento e desempenho através da intervenção e aplicação de técnicas psicológicas (RÚBIO, 2002).
Em resumo, o artigo destaca a relevância da psicologia do esporte como uma área de estudo e prática para promover o bem-estar e o desempenho dos atletas.
Artigo:
da CunhaA. C. S.; MoreiraI. D.; FariaG. N. QUANDO A PSICOLOGIA ENTRA EM CAMPO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Artigos. Com, v. 25, p. e5482, 11 fev. 2021. Disponível em: <https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/5482>. Acesso em 20 de abr. de 2023
Fonte:
RUBIO K. Origens e Evolução da Psicologia do Esporte no Brasil. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, 2002; 373.